Em 27 de julho de 2015
24-07-2015 10:3
Apesar de ser mais barata e segura, cabotagem sofre com burocracia
Uma das operações realizadas no Porto de Santos é a de cabotagem. Este é o nome dado para a navegação que acontece na costa marítima, apenas ligando os portos nacionais ou de regiões próximas, como o Mercosul.
Entre as vantagens do serviço de cabotagem estão o menor custo unitário, a diminuição do índice de avarias e sinistros, além da redução de acidentes e congestionamentos nas estradas e menor poluição. Apesar disso, esse tipo de transporte de mercadorias ainda sofre com dificuldades burocráticas e de pouco incentivo fiscal do Governo, que vem discutindo propostas para melhorar este tipo de transporte.
A Secretaria de Portos (SEP) lista 31 barreiras que impedem o desenvolvimento da navegação de cabotagem no Brasil e o atual momento econômico do País dificulta alterações a curto prazo.
Atualmente, os principais operadores de linhas de cabotagem no Brasil são a Log-in, Aliança Navegação (Grupo Hamburg-Süd) e Mercosul Line (Grupo Maersk). As três incluem o Porto de Santos como escala.
A maioria das cargas de cabotagem no Brasil são de granéis líquidos, e granéis sólidos. Porém, com a renovação das frotas das armadoras, a perspectiva é que haja um crescimento para a cabotagem com transporte de contêineres. Um exemplo de investimento é a nova frota da Aliança com quatro embarcações especializadas neste serviço, com capacidade cada para 3.800 TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) e 500 tomadas para caixas metálicas refrigeradas.
O principal eixo de movimentação por cabotagem no Brasil liga o Norte do País com o Sul e Sudeste. Cargas que são fabricadas em Manaus (AM) como aparelhos de som, DVDs, televisores, máquinas de lavar e secadoras de roupa saem dessa região para outros portos do País.
Já do Porto de Santos são embarcados componentes, embalagens e aço para Manaus, produtos de higiene e limpeza, além de materiais de construção e alimentos congelados em direção à regiões Norte e Nordeste.
Existe também a ?cabotagem internacional?, na qual a navegação acontece na costa entre dois ou mais países. No caso do Brasil, essa operação pode passar pela costa brasileira e realizando a viagem até os portos de Buenos Aires, na Argentina, e Montevidéu, no Uruguai.
A denominação deste tipo de operação foi uma homenagem ao navegador veneziano do século XVI Sebastião Caboto, devido as expedições realizadas por ele, onde explorou a costa da América do Norte, da Flórida, nos Estados Unidos à foz do rio São Lourenço, no atual Canadá; e na América do Sul, quando navegou pelo Rio da Prata. Devido a esses feitos a operação é chamada de cabotagem.
Fonte: A Tribuna Online / Usuport - Adaptado pelo Site da Logística
Disponível em: http://www.sitedalogistica.com.br/news/apesar-de-ser-mais-barata-e-segura-cabotagem-sofre-com-burocracia/
Em 05 de agosto de 2019
Publicado em 22/07/2019
A Contguard “Shipping with Intelligence”, multinacional israelense com sede também no Brasil, acaba de lançar um software capaz de monitorar e analisar os dados da viagem de um ou uma frota de containers OnLine e Real Time. Esse sistema transforma uma quantidade infindável de dados em informações precisas para que o...
Em 25 de janeiro de 2019
Maior complexo de armazenagem do Oeste do Paraná e um dos mais completos do Estado, a Chelog é o parceiro logístico ideal para abrigar e movimentar mercadorias de maneira segura e econômica em um dos mais importantes e estratégicos entroncamentos rodoferroviários do Brasil, interligando o Porto de Paranaguá, os principais centros consumidores das reg...
Em 21 de agosto de 2018
Definida como a capacidade de criar novos produtos ou modificar processos, a inovação pode ser incremental quanto usa a mesma tecnologia e está focada no mesmo mercado, onde ocorrem pequenas modificações, melhorias e adaptações nos produtos e processos, ou radical (disruptiva) que descreve a inovação tecnológica em produtos ...
Em 21 de agosto de 2018
O termo “Logística”, originário de operações militares com foco nos processos de suprimentos de tropas, insumos e equipamentos para os campos de batalha, foi adaptado ao mundo dos negócios e tem sido atualizado constantemente para contemplar novas demandas inerentes ao desenvolvimento da humanidade. Assim trago aqui alguns conceitos clássicos q...
Em 02 de maio de 2018
1 de maio é o Dia do Trabalhador, data que tem origem a primeira manifestação de 500 mil trabalhadores nas ruas de Chicago, e numa greve geral em todos os Estados Unidos, em 1886.
Três anos depois, em 1891, o Congresso Operário Internacional convocou, em França, uma manifestação anual, em homenagem às lutas sindicais de Chicago. A...
Em 02 de maio de 2018
by Marcos Aurélio da Costa in Carreira, Logística
Com a grande procura por cursos de logística e sua constante evolução, é muito comum que surjam dúvidas por parte dos estudantes quanto ao seu encaixe dentro da área ante a falta de prática. Daí, surgem perguntas como: “O que se...