Em 02 de agosto de 2016
A cada ano que o Brasil deixa de investir o mínimo necessário para manter a infraestrutura existente, a economia perde R$ 151 bilhões - valor próximo ao déficit primário calculado para o País em 2016.
O resultado dessa conta, feita pela consultoria GO Associados, é perverso: além de manter um transporte de má qualidade e uma oferta restrita de serviços públicos, o baixo investimento no setor representa menos emprego e renda para a população e menos dinheiro nos cofres do governo.
Importante aliado para turbinar o crescimento econômico em qualquer lugar do mundo, o investimento em infraestrutura sempre esteve entre as prioridades anunciadas pelos governos Lula e Dilma.
Mas, apesar da criação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), os montantes aplicados de 2003 para cá nunca passaram dos 3% do Produto Interno Bruto (PIB) - parâmetro mundial que indica o investimento necessário para manter a estrutura existente.
Nas últimas duas décadas, o Brasil investiu em média 2,2% do PIB em infraestrutura, enquanto a média mundial foi de 3,8%. Na China, o número chegou a 8,5% e, na Índia, a 4,7%. Só em 2015, os investimentos que deixaram de ser feitos no setor representaram R$ 23 bilhões menos no bolso do trabalhador e R$ 14 bilhões no caixa do governo, segundo cálculos da GO.
A reversão desse quadro é uma das promessas do governo de Michel Temer, que criou uma secretaria especialmente para tocar os projetos do setor.
Sob o comando de Moreira Franco, o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) vai trabalhar em cima de uma infraestrutura precária: apenas 12% das rodovias brasileiras são pavimentadas, sendo a maioria de qualidade ruim; a malha ferroviária é pequena e lenta; 16% da população não tem acesso a água tratada; e 50% não estão conectados à rede de esgoto.
A exemplo do que ocorreu em governos anteriores, a tarefa de mudar esse cenário não é fácil, especialmente diante da grave crise fiscal e política que atingiu o Brasil.
Se nos períodos em que o País era considerado o "queridinho" dos investidores, o porcentual aplicado no segmento não alcançou o nível desejado, agora, sob forte desconfiança do resto do mundo, os esforços terão de ser redobrados, afirmam especialistas no setor.
"O maior desafio hoje é a retomada da confiança do investidor, já que o País não tem condições de levar adiante a expansão da infraestrutura e dependerá de capital estrangeiro", afirma o professor da Fundação Dom Cabral, Paulo Resende.
O secretário executivo do PPI, Moreira Franco, concorda que, para tirar as concessões - estimadas em R$ 200 bilhões - do papel será primordial restabelecer a credibilidade no mercado internacional.
"Precisamos fazer o dever de casa, buscar a transparência dos marcos regulatórios e garantir a segurança jurídica", disse ele, destacando que as concessões serão lançadas assim que os estudos forem sendo concluídos.
Dentro das medidas para recuperar a confiança, o fortalecimento das agências reguladoras é um ponto central.
Devolver a autonomia a esses órgãos - e retirar a influência política - seria uma boa sinalização para o investidor e daria mais conforto, diz o economista Cláudio Frischtak, da consultoria Inter.B. "Isso traria mais estabilidade para o mercado, reduziria o risco regulatório e o prêmio exigido pelos investidores."
Crédito
Mas, ainda que se consiga recuperar a atratividade do setor, há outro entrave que exigirá soluções rápidas para a retomada do investimento: a escassez de crédito.
Ao contrário do que ocorreu no passado, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) não terá condições de financiar uma parcela muito grande das concessões. "Ele não vai repetir, e não tem condições de repetir, o desempenho que teve até agora", diz Moreira Franco.
Ou seja, será necessário criar outras formas de financiamento, seja no mercado externo ou interno.
No mercado, algumas fórmulas começam a ser desenhadas para tentar resolver o problema, como um mix de dinheiro do BNDES com bancos internacionais de fomento, como o Banco Mundial. "Nesse momento, debêntures não seriam uma boa alternativa, pois esbarram na confiança", diz o sócio do escritório L.O. Baptista, Fernando Marcondes.
A lista de entraves aos investimentos de infraestrutura é extensa. Além da falta de confiança e crédito mais curto, os empreendimentos sofrem com o excesso de burocracia, problemas ambientais, desapropriações e indefinições regulatórias. Hoje, há uma série de projetos parados Brasil afora por causa dessas questões.
A bilionária ferrovia Transnordestina, que ligará o sertão do Piauí aos Portos de Pecém (CE) e Suape (PE), deveria ser entregue em 2010 e até hoje não foi concluída. Um dos problemas foi a desapropriação das áreas necessárias para a construção, além da dificuldade de gestão da CSN, dona da concessão da ferrovia.
Na opinião do presidente da Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), Venilton Tadini, apesar dos enormes desafios, o governo precisa começar de alguma forma.
O primeiro passo é avançar com iniciativas que já estão mais adiantadas, a exemplo dos aditivos contratuais de concessões existentes e que podem render R$ 15 bilhões de investimento sem novas licitações.
Há ainda pedidos de reequilíbrio econômico-financeiro de contratos por causa de atraso com a demora em licenciamento ambiental e desapropriações, que podem representar outros R$ 20 bilhões. "Imediatamente, isso terá impacto no emprego e na renda."
Fonte: O Estado de S. Paulo.
Disponível em: http://www.ibralog.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=604%3Ainfraestrutura-ruim-tira-r-150-bi-do-pais&catid=42%3Ainfraestrutura-geral&Itemid=13&lang=br
Em 05 de agosto de 2019
Publicado em 22/07/2019
A Contguard “Shipping with Intelligence”, multinacional israelense com sede também no Brasil, acaba de lançar um software capaz de monitorar e analisar os dados da viagem de um ou uma frota de containers OnLine e Real Time. Esse sistema transforma uma quantidade infindável de dados em informações precisas para que o...
Em 25 de janeiro de 2019
Maior complexo de armazenagem do Oeste do Paraná e um dos mais completos do Estado, a Chelog é o parceiro logístico ideal para abrigar e movimentar mercadorias de maneira segura e econômica em um dos mais importantes e estratégicos entroncamentos rodoferroviários do Brasil, interligando o Porto de Paranaguá, os principais centros consumidores das reg...
Em 21 de agosto de 2018
Definida como a capacidade de criar novos produtos ou modificar processos, a inovação pode ser incremental quanto usa a mesma tecnologia e está focada no mesmo mercado, onde ocorrem pequenas modificações, melhorias e adaptações nos produtos e processos, ou radical (disruptiva) que descreve a inovação tecnológica em produtos ...
Em 21 de agosto de 2018
O termo “Logística”, originário de operações militares com foco nos processos de suprimentos de tropas, insumos e equipamentos para os campos de batalha, foi adaptado ao mundo dos negócios e tem sido atualizado constantemente para contemplar novas demandas inerentes ao desenvolvimento da humanidade. Assim trago aqui alguns conceitos clássicos q...
Em 02 de maio de 2018
1 de maio é o Dia do Trabalhador, data que tem origem a primeira manifestação de 500 mil trabalhadores nas ruas de Chicago, e numa greve geral em todos os Estados Unidos, em 1886.
Três anos depois, em 1891, o Congresso Operário Internacional convocou, em França, uma manifestação anual, em homenagem às lutas sindicais de Chicago. A...
Em 02 de maio de 2018
by Marcos Aurélio da Costa in Carreira, Logística
Com a grande procura por cursos de logística e sua constante evolução, é muito comum que surjam dúvidas por parte dos estudantes quanto ao seu encaixe dentro da área ante a falta de prática. Daí, surgem perguntas como: “O que se...