notícias
    Porto de Paranaguá, no Litoral, amplia área para movimentação de cargas especiais
    Em 04 de maio de 2017

    Apenas na semana passada, mil veículos da marca Renault puderam ser armazenados para a exportação nas áreas destinadas à movimentação de cargas especiais | Foto: Ivan Bueno/APPA


    A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) ampliou em 36% a área para movimentação de cargas de alto valor agregado na faixa portuária primária do Porto de Paranaguá. Produtos como veículos, ônibus, máquinas agrícolas e pás eólicas vão ter mais espaço no terminal. Ao todo, 30 mil metros quadrados de novos pátios estão em operação desde o início do ano para o armazenamento de cargas especiais.


    Nestas áreas estavam localizados antigos armazéns ociosos, utilizados até as décadas de 1970 e 1980 para armazenar cargas de café, mate e madeira. Com o novo layout, de acordo com o diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino, novos clientes começaram a utilizar os serviços do Porto de Paranaguá.


    Semana passada


    Apenas na semana passada, mil veículos da marca Renault puderam ser armazenados para a exportação nas áreas destinadas à movimentação de cargas especiais. Nesta remessa, a montadora exportou por Paranaguá 3 mil e 500 unidades com destino à Argentina.


    O pátio interno de veículos da Appa tem capacidade para armazenar 2 mil e 500 automóveis, sendo que as novas áreas abriram vagas para a exportação de mais mil carros. Luiz Henrique Dividino explicou o porque é importante atualizar o Porto de acordo com as novas necessidades dos clientes.


    Demanda


    Dividino ressaltou que no ano passado a movimentação de cargas gerais representou 20% da atividade total do Porto de Paranaguá, com 8 milhões e 800 mil toneladas importadas e exportadas. O aumento da demanda na movimentação de produtos com alto valor agregado pelo Porto de Paranaguá se deve à experiência do Porto na operação deste tipo de carga, reconhecido por operações de boa qualidade e com baixos índices de avarias. Além disso, Paranaguá cumpre todos os quesitos do fabricante como, por exemplo, a colocação de rampas especiais para o embarque dos automóveis.


    Essas características têm atraído novos clientes a Paranaguá. É o caso de duas fabricantes alemãs de veículos que estão operando as cargas pelo porto paranaense: Audi e BMW. Na última semana, a Audi desembarcou 197 veículos. Os modelos foram importados para serem comercializados no mercado brasileiro. Já a BMW iniciou em 2016 a operação de exportação de veículo para os Estados Unidos pelo Porto de Paranaguá.


    Ao todo, 10 mil unidades produzidas vão ser exportadas. O Porto de Paranaguá é o segundo que mais exporta automóveis em todo o Brasil e por isso é uma referência na movimentação deste tipo de carga. Em 2015, foram movimentados 85 mil veículos por Paranaguá. Já no ano de 2016, houve um aumento na movimentação de automóveis de 29%, chegando a 110 mil veículos operados no período.


    Fonte: Assessoria de Imprensa – Governo do Estado do Paraná


     


    Disponível em: http://www.cargonews.com.br/porto-de-paranagua-no-litoral/








    Operação realizada com sucesso!
    Erro ao executar esta operação!